A iniciativa visa capacitar 283 professores da rede estadual de ensino, especialmente do componente curricular de matemática
Acontece nesta segunda-feira (4), a abertura da formação “Educação Financeira no Referencial Curricular de Rondônia”, em Porto Velho. A iniciativa do governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), e em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), visa capacitar 283 professores da rede estadual de ensino, especialmente do componente curricular de matemática, para o desenvolvimento de competências financeiras, nos ensinos fundamental e médio.
A formação, prevista no Plano de Ação 2024 da gerência de desenvolvimento curricular e no Plano Estadual de Educação de Rondônia, está alinhada à Resolução nº 1 do Conselho Nacional de Educação, que orienta a centralidade dos estudantes e valorização de suas condições sociais, culturais e intelectuais.
Durante o evento, professores participam de uma série de palestras
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a formação representa um avanço na educação do estado: “Queremos que os professores se tornem multiplicadores do conhecimento financeiro, ajudando a preparar os jovens para que esses possam tomar decisões mais informadas e responsáveis em suas vidas pessoais e profissionais,” ressaltou.
APLICAÇÃO
Segundo a secretária da Seduc, Ana Pacini, durante o evento, os professores participam de uma série de palestras, incluindo “Educação Financeira e Fiscal: Construindo um Futuro Sustentável”, ministrada pelo professor, José de Arimatéia Dantas, e “Mudando Comportamentos Financeiros: Um Novo Estilo de Vida”, com Lucimar Antônio Lubiana, do Sebrae. No dia 5, os educadores seguirão para oficinas práticas que abordam a aplicação da educação financeira no cotidiano escolar.
As atividades foram desenhadas para apoiar a implementação do referencial curricular que, no ensino médio, inclui temas como matemática financeira, estatística e probabilidade, fortalecendo o aprendizado à vida cotidiana dos jovens rondonienses.
0 Comentários