Australiano Thomas Craig será proibido de jogar em qualquer partida, competição ou evento organizado pela Hockey Australia


Australiano Thomas Craig após partida contra a Nova Zelândia em Paris-2024 — Foto: Miguel MEDINA / AFP

Porto Velho, Rondônia -
Destaque da seleção australiana de hóquei sobre a grama, o atacante Thomas Craig, preso nos Jogos Olímpicos de Paris-2024 por envolvimento com o tráfico de drogas depois que o seu time foi eliminado, recebeu uma suspensão de um ano. Segundo o órgão responsável pelo hóquei australiano, a punição do atleta entrou em vigor no dia 9 de setembro de 2024.

O jogador de 29 anos, no entanto, estará apto a integrar a seleção masculina nacional da Austrália de 2025, que será anunciada no final do ano. Craig deve cumprir metade da suspensão integralmente e os outros seis meses suspensos dependendo do cumprimento de requisitos de conduta e comportamento.

Durante a suspensão, Craig será proibido de jogar em qualquer partida, competição ou evento organizado pela Hockey Australia, incluindo as próximas temporadas da Hockey One League e da FIH Pro League. Além disso, o jogador será obrigado a concluir programas obrigatórios de treinamento e educação como parte de sua punição.

O que aconteceu?

No fim dos Jogos Olímpicos de Paris-2024, Thomas Craig foi detido durante uma madrugada enquanto comprava cocaína, conforme detalharam fontes policiais à FranceInfo. Na época, a AFP e o jornal Le Parisien também confirmaram a prisão.

O caso ocorreu por volta de meia-noite e meia, no horário local (início da noite em Brasília). A polícia local surpreendeu dois homens e os prendeu "no meio da transação" de drogas, em frente a um edifício do 9º arrondissement, espécie de bairro, em Paris, relatou a imprensa francesa.

Ainda conforme a FranceInfo, quem vendia a droga era um adolescente de 17 anos. Ele estava com 75 comprimidos de ecstasy, sete pacotes de cocaína, além de drogas sintéticas, segundo o Parisien. Já o comprador foi identificado como Thomas Craig, de 29 anos, membro da equipe australiana que disputou Paris-2024. O jogador foi detido com cerca de um grama de cocaína.

Dias antes, a seleção de Craig havia sido eliminada da competição pela Holanda, por 2 a 0. O jogador é veterano do time australiano, com mais de 10 anos de carreira. Ele foi campeão com a equipe dos Jogos da Commonwealth e conquistou a medalha de prata em Tóquio-2020.


Fonte: O GLOBO