“O governo tem realizado investimentos em iniciativas que visam o fortalecimento da agricultura familiar”, ressaltou

O produtor Neri de Oliveira, beneficiário dos programas públicos de incentivo ao desenvolvimento rural mantidos pelo governo de Rondônia, abre as portas da sua propriedade para mostrar os resultados obtidos na produção agrícola. Nesta sexta-feira (12), o produtor rural recebe os agricultores em um evento técnico de caráter festivo, chamado de Dia Especial do Café Clonal, realizado pela Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO) e o agricultor, no município de Teixeirópolis, região Central do estado.

O agricultor familiar recebe orientação técnica da Emater-RO em todos os cultivos que possui na propriedade, que é diversificada, contemplando criação de peixes em cinco tanques que ocupam mais de uma hectare, criação de gado leiteiro, e este ano, fez a primeira colheita de café clonal, implantado com cinco mil mudas fornecidas pelo Programa Plante Mais, do governo de Rondônia.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, os programas de incentivo ao desenvolvimento rural são fundamentais para impulsionar ainda mais, o setor produtivo do estado. “O governo tem realizado investimentos em iniciativas que visam o fortalecimento da agricultura familiar”, ressaltou.

De acordo com o presidente da Emater-RO, Luciano Brandão, o produtor ainda foi beneficiado pelo Programa Mais Calcário, ação de fomento que oferece frete grátis para o produtor rural que adquirir calcário em qualquer usina do estado, desde que seja assistido pela Emater-RO e esteja cadastrado no programa de fomento, mantido pela Secretaria de Estado da Agricultura”(Seagri).



DIA DO CAFÉ CLONAL

A propriedade de Neri Oliveira está cadastrada como uma das unidades de referência da Emater-RO, para agricultura familiar no município. Durante o Dia Especial do Café Clonal, os visitantes têm a oportunidade de conhecer os clones de Café Robusta mais precoces e produtivos que alcançaram a produtividade de 53 sacas por hectare já na primeira colheita, no segundo ano de cultivo, o que gera grande expectativa para as próximas safras, quando a lavoura alcançar a plenitude fisiológica. Além de conhecer a lavoura, os visitantes podem tirar duvidas sobre as técnicas de cultivo, diretamente com os extensionistas da Emater-RO.

O governador reforça que, a cafeicultura tem recebido atenção especial dos programas estaduais Plante Mais e Mais Calcário, bem como, dos projetos de melhoria da qualidade do café Degusta Rondônia e Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café (Concafé). “A excelência do café especial cultivado em Rondônia é um sinal positivo do potencial da região e do acerto dos investimentos públicos na produção.”

Fonte: Rondônia Dinâmica