Palestra foi ministrada pela enfermeira Márcia Valéria de Freitas Maia.
A Lei Lucas (Lei Federal nº 13.722) foi sancionada em 2018 e determinou a obrigatoriedade de capacitação em primeiros socorros para funcionários de escolas e professores. O artigo 5º da legislação estabelece que as escolas deverão estar integradas à rede de atenção de urgência e emergência e estabelecer fluxo de encaminhamento para a unidade de saúde de referência mais próxima.
"O quanto antes eu intervir melhor o paciente vai ter chance de sobrevida. O objetivo dos primeiros socorros é de manter a vítima com sinais vitais para que a emergência possa chegar para salvar vidas", ressaltou Márcia Valéria.
A palestra destacou ainda os procedimentos sobre a Obstrução de vias aéreas por corpo estranho e de manobras de desobstrução (Ovace) além da Parada cardiorrespiratória (PCR) aos alunos do 2º ano do ensino médio do Colégio Tiradentes da Polícia Militar III, de Ariquemes.
Na oportunidade também foram feitas simulações de emergências com os alunos, onde foram apresentados os procedimentos de maneira prática para lidar com as situações de urgência. "Espero ter contribuído com cada um de vocês com as informações e, a partir de hoje, estarão aptos a como proceder em cada situação de emergência", disse.
O Requerimento nº. 1285/2024, proposto pelo deputado estadual Alex Redano, foi aprovado no último dia 19 de julho em Sessão Extraordinária para a instalação da Escola do Legislativo Itinerante durante a realização da Feira de Agronegócios de Ariquemes (Agroari).
Texto: Alexandre Almeida I Secom ALE/RO
0 Comentários