A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) abriu uma nova etapa da seleção para ingresso no curso de Licenciatura em Educação do Campo, com ingresso via notas do Ensino Médio. O período para realização das inscrições é do dia 28 de junho ao dia 4 de julho de 2024, exclusivamente de forma online por meio deste link (clique aqui para acessar).
O curso de Educação do Campo é totalmente gratuito e destinado especialmente a pequenos agricultores, mas também às mais diferentes populações campesinas como pescadores, pequenos extrativistas, quilombolas, entre outros. O curso é ofertado presencialmente no Campus UNIR de Rolim de Moura e a previsão é de que sejam ofertadas mais de 40 vagas para ingresso em agosto de 2024, por meio das notas do Ensino Médio. A seleção consistirá na análise do Histórico Escolar do Ensino Médio de cada candidato. A quantidade exata de vagas disponíveis será confirmada até a data do início das inscrições.
Inscrições - As inscrições acontecem exclusivamente de forma online por meio deste link, de 28 de junho a 4 de julho de 2024. Neste ano a UNIR instituiu a ação afirmativa da Bonificação de Inclusão Estadual, que correspondente a um acréscimo de 18% (dezoito por cento) às notas obtidas ou às formas de classificação, em quaisquer umas das modalidades de ingresso, aos candidatos que tenham cursado integralmente todo o ensino médio regular e presencial em instituições de ensino público do estado do Rondônia.
Todas as informações referentes ao Processo Seletivo de Educação do Campo, incluindo o edital e anexos, estão disponíveis no link https://processoseletivo.unir.br/certame/exibir/469. No mesmo site estão disponíveis informações sobre a reserva de vagas para alunos cotistas – há vagas reservadas de acordo com a renda familiar, para candidatos que concluíram o Ensino Médio em escolas públicas, e para pessoas pretas, pardas, indígenas e/ou com deficiência (PCD). Os candidatos que optarem por concorrer às vagas reservadas a negros (pretos ou pardos), indígenas ou quilombolas deverão se submeter ao procedimento de heteroidentificação, validação ou verificação da autodeclaração de cor, identidade étnica e de pertencimento.
Sobre o curso de Licenciatura em Educação do Campo - tem como objetivo formar professores para os anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, em consonância com a realidade socioeconômica e cultural específica das populações do campo, nas habilitações: Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Dessa forma, o público-alvo do curso é composto por jovens e adultos de comunidades do campo, professor em exercício em escolas do campo - com ou sem formação superior, assentados e acampados da reforma agrária, ribeirinhos, pequenos agricultores, remanescentes de quilombolas, indígenas, seringueiros, pescadores, pequenos produtores, assalariados do campo, dentre tantos outros camponeses.
Em função de suas características, o curso possui um processo seletivo próprio e tem calendário próprio para realização das atividades acadêmicas. A formação é ministrada em regime de alternância e desse modo irá se constituir de dois tempos educativos: o Tempo Universidade (TU) e o Tempo Comunidade (TC). Quando das atividades, seja na universidade ou na comunidade, a dedicação é integral. Ao final do curso são conferidas duas titulações aos egressos, de acordo com o percurso formativo de cada um: Licenciado (a) em Educação do Campo com habilitação em Ciências da Natureza, ou Licenciado (a) em Educação do Campo com habilitação em Ciências Humanas. Além disso, os alunos do curso de Educação do Campo têm a possibilidade de receberem auxílio financeiro por meio de bolsa permanência, conforme previsto na Resolução nº 675, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR).
PS Educação do Campo 2024.2 - Via notas do Ensino Médio
Inscrições: de 28/06/2024 a 04/07/2024, neste link
0 Comentários